MindZero - Lean Thinking, Creative Thinking, Inner Thinking (PT)

MindZero © é um programa holístico de capacitação para a criatividade e empreendedorismo: "Merging Business and Inner Wisdom".

Aborda em simultâneo métodos e técnicas relativas a Lean Thinking, Creative Thinking e Inner Thinking.

A estruturação deste programa visa o desenvolvimento dos "Seis Sentidos" propostos por Daniel Pink em "A Nova Inteligência", 2006, que assumimos como "soft skills" fundamentais para o empreendedorismo "lean", em especial durante a fase de "customer development".

=> Customer Development - discovery and validation (lean thinking) é uma fase crucial quer para o desenvolvimento de um produto (intrapreneurship) quer para a criação de uma start-up/spin-off (entreprenership). É um processo iterativo que visa a definição do produto mínimo viavel e do modelo de negócios respectivo.

De acordo com Steve Blank, é este processo iterativo ("pivot") que salvará quer o teu emprego (intrapreneurship) quer o teu start-up (entrepreneurship). E para "pivotarmos" com sucesso precisamos de alicerces estáveis: os seis sentidos da nova inteligência:

Empatia, Sinfonia, Design, Sentido, História e Diversão são as seis aptidões essenciais do hemisfério direito necessárias ao desenvolvimento da nova inteligência que os tempos emergentes (Era Conceptual) requerem.

=> Service Design (creative thinking) oferece técnicas que nos permitem aplicar os "seis sentidos" na procura do Graal dos empreendedores: o produto mínimo viável e o modelo de negócios assente no alinhamento da proposta de valor com as necessidades do mercado.

As técnicas de Service Design assentam numa abordagem "market-pull" permitindo equilibrar / alinhar o empreendedorismo de base tecnológico, que segue marcadamente uma abordagem "technology-push".

=> Mindfulness (inner thinking) permite-nos abrir a porta da "Nova Inteligência" e assim acedermos a todo o potencial por explorar do hemisfério direito e desenvolvermos os seis sentidos, em especial a empatia e a capacidade de observar (sem julgamento): os soft skills essenciais na interacção com os clientes durante a fase de customer development.

No comments:

Post a Comment